EU LOBO! Bem-Vindos ao território de lobos......sou assim

EU LOBO! Bem-Vindos ao território de lobos......sou assim
Defendo os meus !

Meu EU animal.......

Meu EU animal.......
Defendo o meu TERRITÓRIO !!!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pessoa Obesa........Obesidade, prestem atenção!

Cabeça de Gorda, Gaveta de Gorda e Vida de Gorda...






Quem não consegue emagrecer, costuma manter armários cheios de quinquilharias das quais não se desfaz.



A pessoa que engorda, tem uma forma peculiar de se comportar. Em geral, segura, acumula, enche os espaços.



Foi isso o que mostrou claramente uma cliente ao me dizer que descobriu, que não tinha só cabeça de gorda; tinha também gavetas de gorda. Contou que suas gavetas estavam cheias de quinquilharias, coisas que deveria ter jogado fora há muito tempo, mas que grada e das quais não consegue se desfazer. Seu armário vive repleto de roupas, que não lhe servem, ou que já saíram de moda e não vai usar mais. Às vezes, faz uma arrumação, tenta dar algumas coisas, mas se pega segurando um conjunto, uma peça, e ai guarda quase tudo de novo. Ela percebeu que tem dificuldade de se desfazer do que é seu. Recolhe até o que o marido separa para dar. Sua casa é cheia de objetos, tranqueiras, coisas que só atrapalham e ocupam espaço, mas que ela não consegue jogar fora, livrar-se deles.



As observações dessa paciente, ilustram de forma concreta o que é uma cabeça de gorda – aquela que tem facilidade para segurar, prender o que deveria ser eliminado.



Se você está nesse instante parar para pensar nas suas gavetas, a possibilidade de descobrir que elas estão cheias, é grande. Provavelmente o seu armário também esta cheio, superlotado. Não cabe mais nada. Na verdade o que faz os excessos dos seus armários é o mesmo princípio que a faz engordar.



O Hábito de encher os espaços... e o corpo



Hoje estamos falando de um hábito em especial – o de deixar as coisas sempre cheias. Sem dúvida, a pessoa que engorda, tem hábitos que engordam. Todo hábito é um comportamento que se forma no cérebro. Isso significa que a cabeça da gorda tem o hábito de encher tudo o que é dela, inclusive o corpo. Para emagrecer é importante corrigir isso.



Quando se vive na ditadura do regime, é possível ver que as pessoas esvaziam o corpo, mas a cabeça continua com o hábito de encher. A gaveta continua cheia, o armário continua cheio, o sótão continua cheio, os papeis sem tanta importância continuam guardados. Assim você descobre que guarda mil coisinhas, até mesmo extratos bancários de anos atrás. De vez em quando atpe se propõe a tirar, põe de lado. Mas na hora de jogar fora, você sempre pensa: e se um dia eu precisar? Então muito daquilo volta o lugar de onde veio.



O fato é que a pessoa que engorda, tem uma dificuldade muito grande de esvaziar gavetas, armário e de se desfazer de centenas de papeizinhos que acumulou através dos anos. Além disso, adora pegar para si problemas e preocupações, que não são seus. Acumula situações, vivências e pessoas que não quer, mas não consegue tirá-las de sua vida.



Quando você percebe que a cabeça da pessoa que engorda, tem facilidade para guardar, acumular, ficar com excesso de coisas, começa a entender que, enquanto tiver a mentalidade das coisas cheias vi voltar a engordar.



Aqui fica a primeira conclusão importante: para emagrecer corretamente, é preciso mudar o hábito de deixar tudo cheio (de guardar) para o de esvaziar, de jogar fora o que não presta. Segurar os excessos é ser uma pessoa cheia, uma pessoa gorda.



O que ocorre no organismo? Da mesma maneira que é difícil tirar um objeto da gaveta e jogar fora, os rins acabam recebendo líquidos e fazendo a pessoa inchar, o abdômen segura os gases e forma barriga, e o intestino não libera os excessos que acumula sob a forma de gordura.



Cabeça de gordo é aquela que tende a acumular. O Cérebro regula o comportamento e os hábitos. É ele que determina se a pessoa vai ter armários cheios, gavetas cheias, corpo cheio. Ai você pode me perguntar: mas por que ela guarda? Ela não percebe que faz isso. Muitos de vocês devem estar percebendo agora, que tem gavetas cheias há muito tempo.



A primeira condição para resolver esse problema é perceber que você tem o hábito de encher espaços, e assim também vai enchendo seu corpo. O medo da perda, determina que a pessoa segure. O medo que às vezes a gente nem percebe que tem: o medo de ficar pobre, e perder a saúde, as pessoas queridas, o medo de jogar fora e precisar depois, o medo de faltar. O problema é que. Muitas vezes, esses medo é exagerado, e é esse exagero que a leva a segurar mais.



Outra causa que faz a pessoa segurar é a dificuldade de se expor. Estou falando de uma dificuldade de soltar, de largar de ir. Existe uma série de medos que seguram as pessoas. Muita gente tem medo de dar opinião, de dizer o que sente, de ter uns comportamentos espontâneos, de administrar as coisas que quer e que gosta. Esses medos vão formando a mentalidade de segurar.



Há 30 anos trabalhando com emagrecimento, eu não vejo as pessoas condenadas a serem gordas pelo resto de suas vidas, Vejo pessoas que corrigem o hábito de segurar e eliminar os excessos, e assim vão emagrecendo e permanecendo magras. Então fica aqui um alerta muito importante: o principal do emagrecimento não pe tanto que a pessoas come, mas o tanto que ela elimina.



E se alguém pensar: Ah! Então vou começar a tomar bastante diurético e laxante, esta pegando o caminho errado. Não é assim. Se você fizer isso, só vai conseguir agredir seus rins e intestinos. O que é preciso é se libertar do hábito que leve a segurar os excessos. Então o que vai ficar? O armário, a gaveta e o corpo só que aquilo que vale a pena ter, ou seja, sem sobrecargas e excessos. Não esqueça: adquirir um corpo de magra, mas continuar com uma cabeça de gorda é correr o risco de voltar a engordar.





Dr. Sidney Chioro

Neurologista, Psquiatra e especilista em emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário